Podcast

“Um podcast é uma série em episódios de arquivos de áudio digital, que um usuário pode baixar e ouvir. Geralmente, está disponível para assinatura, para que novos episódios sejam baixados via RSS (web syndication), seja para o computador local do usuário, aplicativo móvel ou media player portátil” (Tradução Wikipedia US). Os podcasts são a versão digital dos programas de rádio, mas com a conveniência dos dias de hoje, podendo ser acessados na hora que quisermos e, em muitas vezes, consumidos até mesmo sem que você esteja conectado à internet.

Quatro em cada dez internautas brasileiros já ouviram algum programa de podcast e mais da metade destas 56 milhões de pessoas fazem isso mensalmente. Esses são os grandes números da pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em abril de 2019, que mostra a força desse meio que vem crescendo em todo o mundo.

Essa significativa audiência apresenta aos profissionais de marketing de hoje grandes oportunidades de falar com formadores de opinião, por meio de formatos publicitários e conteúdos patrocinados em áudio. Os ouvintes de podcast são altamente engajados, reagem positivamente aos anúncios e tendem a favorecer os anunciantes que ouvem.

Os podcasts complementam a jornada do consumidor moderno, otimizando o seu tempo em atividades como o trajeto casa-trabalho, na academia ou fazendo alguma atividade doméstica (Pod Pesquisa – 2018), geralmente, momentos sem tela onde os ouvintes estão aprendendo coisas novas, adquirindo conhecimento ou se entretendo de uma maneira informal e descontraída.

De acordo com as projeções do segmento, os investimentos em publicidade em podcasts devem chegar a 1 bilhão de dólares em 2021, nos EUA. Não temos dados oficiais aqui no Brasil, mas já vemos grandes marcas de todos os setores realizando campanhas. Outro movimento interessante é a adoção desses canais pelos tradicionais grupos de comunicação. Nos últimos 12 meses, empresas como a Folha de São Paulo, Estadão, Editora Abril e Rede Globo produziram seus próprios programas em áudio.

Os podcasts podem ser consumidos em qualquer lugar e acessados de muitos aplicativos diferentes. A maioria dos ouvintes relata que ouve podcasts em diversos lugares e é muito comum ouvir durante o deslocamento casa-trabalho-casa, fazendo atividades domésticas, durante a prática de exercícios ou até mesmo no trabalho.

Uma vez publicados, os podcasts normalmente estão disponíveis em todos os aplicativos populares. No Brasil, grande parte das pessoas usa o YouTube (42%) para escutar podcasts, seguido do Spotify (32%). Os aplicativos específicos para podcasts não são tão populares, mas temos o Google Podcast como principal (7%) seguido do Apple Podcast (5%).

VENHA FAZER SEU PODCAST COM A ATITUDECOM!

A AtitudeCom está apta a desenvolver canais de Podcast para seus clientes. Para isso, oferece uma equipe experiente em sound design e jornalistas capacitados para a elaboração de pautas e escolha de entrevistados. Formatamos toda a concepção do canal, como os registros legais, programação, edição, produção, distribuição, desenvolvimento das trilhas e vinhetas, etc.

Converse conosco pelo whatsapp: 9 9985 1553

Fonte: IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau

Click aqui para baixar o Guia de Podcast da IAB

https://iabbrasil.com.br/guia-podcast-advertising/

Contato

Novos negócios, vagas, um bate-papo ou até um café. Fale com a gente!

Endereço 1 - Alameda Terracota, 215 - Conjunto 1.124, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul, SP, 09531-190

Endereço 2 - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4221, 1º andar
maps