É tarefa do profissional de relações públicas zelar pela imagem de uma empresa com a promoção de eventos e relacionamento com os veículos de comunicação, formadores de opinião e no gerenciamento de crises. Mas você já ouviu falar em Digital PR?
Digital PR é a sigla em inglês para a profissão de Relações Públicas que atua na área digital – uma espécie de atualização do profissional tradicional em decorrência da criação e expansão da internet.
No Brasil, o PR digital divide espaço com os jornalistas na atuação da assessoria de imprensa em veículos digitais. Para saber mais sobre o que é relações públicas e a profissão do digital PR, continue lendo nosso conteúdo.
O que são as relações públicas digitais?
As relações públicas digitais unem as técnicas e atuação do profissional RP tradicional com as mídias sociais, marketing de conteúdo e o marketing de busca.
O objetivo de ambos profissionais é o mesmo: criar, manter e aumentar a reputação de um cliente para que ele seja visto de forma positiva pelo público.
Neste sentido, são produzidos conteúdos pela empresa que são postados em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn para interagir diretamente com os clientes.
O resultado dessa interação direta, sem a intermediação de terceiros, é a aquisição de autoridade no segmento.
Competências esperadas
Quem cursa Comunicação Social Relações Públicas deve ter algumas competências esperadas para realizar tarefas que visem cumprir o objetivo da profissão, que é manter boa imagem da empresa.
O digital PR precisa ter tantos contatos quanto o profissional de relações públicas offline. Ferramentas como disparo de e-mails e gestão de perfis em redes sociais são fundamentais para estabelecer contato com jornalistas e influenciadores.
O poder de síntese é mais um atributo que precisa compor a atuação do digital PR. Isso porque informação e comunicados online são impessoais e devem ser feitos em poucos parágrafos de maneira clara e objetiva.
Conhecer exatamente o público-alvo que se deseja atingir é mais um ponto importantíssimo para a atuação do digital PR – que está ligado intimamente com o poder de planejamento estratégico deste profissional.
Boa comunicação institucional, atenção ao cliente, análise de elaboração projetos institucionais, gerenciamento de redes sociais e responsabilidade sobre relações governamentais são outras competências esperadas dos profissionais de digital PR.
Benefícios do Digital PR
O Brasil tem 116 milhões de pessoas online, segundo o IBGE, por este motivo, investir no trabalho do digital PR significa uma oportunidade de melhorar os números e resultados obtidos, além de conquistar melhor a visibilidade online para sua marca ou empresa.
No entanto, todos os benefícios só podem ser aproveitados a partir do trabalho de pessoas preparadas que sejam capazes de traçar estratégias assertivas.
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