Seja Breezy

Seja Breezy: Aqui compartilhamos reflexões, vivências, ideias e propósitos. Tudo o que é combustível para melhorar a comunicação e viver com atitude!

Início » Influenciadores digitais: como eles podem ajudar a impulsionar negócios e criar valor de marca?

Influenciadores digitais: como eles podem ajudar a impulsionar negócios e criar valor de marca?

Eles estão presentes nas redes sociais cada vez mais e a força que representam perante suas comunidades é fenomenal. Quando um influenciador fala, sua voz é levada a sério. O que mais impressiona os executivos de marketing e comunicação de grandes corporações é que seus seguidores têm total cumplicidade com sua atuação e estão dispostos a investir não só em tempo, mas em diversos tipos de apoio, inclusive financeiro, para que eles se mantenham ativos em suas redes.

A maioria das plataformas como Youtube, Twitch e TikTok, disponibilizam ferramentas de interatividade em que os seguidores podem doar dinheiro sempre que desejarem. Esta é a maior prova de como um influenciador pode construir sua carreira desenvolvendo conteúdo especializado e de entretenimento para escalar em engajamento; seu público o deseja e o apoio em todos os sentidos. 

É nessa dinâmica que as marcas buscam um lugar ao sol. Ter acesso a comunidades de relevantes criadores de conteúdo, suas opiniões e insights, pode ser um grande divisor de águas para uma marca que se esforça em se posicionar perante a concorrência. 

Desde os grandes perfis, que contam com milhões de seguidores, até os poderosos microinfluencers, ao criar publicações diariamente, conseguem uma autoridade considerável com seu público. Essa interação diária é o que difere um bom perfil para parcerias e geram KPI’s importantes para que uma marca possa escolher por onde começar ao se associar a um content creator. 

Entretanto, para construir uma ação de marketing de influência de sucesso, vários fatores e etapas estratégicas devem ser respeitadas até formatar o modelo ideal de campanha.

Conheça as principais etapas para construir campanhas com influenciadores nas redes sociais

Antes de tudo, a marca precisa ter bem claro qual é o objetivo da ação. São três os pilares que ela precisa decidir: awareness, consideração ou conversão? No awareness o que se busca é tonar a marca mais conhecida. Na consideração a marca busca reconhecimento e favoritismo na hora da decisão de compra e, na conversão, os objetivos estão voltados para venda. 

Sabendo do objetivo é hora de pensar na concepção da campanha. Que formato ela terá? Qual dinâmica, melhor plataforma, duração e resultados esperados? Mas nenhum fator é mais importante que a escolha do perfil; quem será o influenciador digital perfeito para falar da marca? 

O mercado oferece hoje diversas ferramentas capazes de sugerir muitos nomes e de maneira rápida para facilitar a busca. Porém, se engana quem contrata este serviço esperando que somente o software entregue o perfil ideal e que tenha match com o conceito de atuação de cada marca.

Conhecimento nesta hora é mais do que preciso, porque saber da vida de um influenciador, seus hábitos e maneira de agir, só é possível para quem segue diariamente centenas de perfis

As agências de relações públicas e marketing de influência podem ser ótimas aliadas neste momento, já que contam com equipes e profissionais que interagem nas redes sociais diariamente. Além disso, estas agências estão conectadas com dezenas de agenciadores de influencers e podem trazer à tona fatos e percepções que só especialistas conseguem, como em todas as áreas.

É melhor trabalhar com uma agência de marketing de influência?

 Para marcas que buscam alta performance e tem objetivos muito claros, faz muito sentido contratar uma boa agência de influenciadores. Porém, é preciso não confundir agências que representam um número de influencers e agências que desenvolvem campanhas de marketing de influência. A diferença é que a agência de influenciadores apenas apresentará seu portfolio para que a marca escolha os perfis. Já a agência de marketing ou de relações públicas desenhará todas as etapas da campanha e não ficará restrita a um número de influencers, porque na verdade, raramente elas representam influenciadores.

Assim, um dos maiores benefícios que as marcas têm ao contratar uma agência de PR ou de marketing de influência, é a realização estratégica do mapeamento dos perfis que mais tenham sintonia com o propósito de marca, até adotar os métodos de abordagem corretos e garantir que, por meio de alinhamentos e briefings prévios, o influenciador entenda os objetivos da campanha e saiba propagar corretamente as ideias.

E são muitos os benefícios que uma campanha de marketing de influência autêntica e com propósito pode trazer para a marca. É possível, por exemplo, segmentar públicos, aumentar o alcance e potencial de engajamento da marca, ganhar novos consumidores, aumentar a influência sobre a decisão de compra e ampliar a visibilidade da marca, que passa a estar mais presente em diferentes meios de comunicação. 

Em um mundo em que as pessoas têm se baseado nas experiências de outros consumidores e avaliações prévias das marcas e produtos, antes de tomar uma decisão de compra, essa estratégia pode fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio, seja ele novo ou já consolidada. Em uma campanha com storytelling, o potencial consumidor pode encontrar uma série de repercussões positivas, o que vai auxiliá-lo em decidir se aposta em sua marca ou na concorrência.    

admin

Voltar ao topo