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Como negociar e abordar um influenciador digital para trabalhar com a sua marca?

Ao contrário do que as pessoas acreditam, um dos fatores mais importantes para o sucesso de campanhas de marketing de influência é o relacionamento entre a marca contratante e os influenciadores digitais.

É mais provável ter os melhores resultados quando há afinidade entre o conceito de atuação da marca e contexto do influenciador, que pode sugerir conteúdos enquanto a marca indica o que deve ser abordado na campanha, qual linguagem usar, entre outros aspectos.

A abordagem e a negociação com detalhes bem esclarecidos e expectativas reveladas com influenciadores são fundamentais para que todo o restante da campanha seja bem sucedido.

Pode parecer simples, mas entrar em contato e cultivar um bom relacionamento com esses profissionais exige técnicas e certas formalidades. A seguir, confira como começar uma campanha de marketing de influência com o pé direito.

Marketing de influência: como cultivar bons relacionamentos com influencers?

O primeiro passo da marca deve ser o planejamento, por isso, antes de qualquer atitude, os gestores da marca devem ter bem claro quais são seus objetivos. Desenvolver um plano de ação para conduzir a conversa com os influencers para desenvolver sua campanha, já é meio caminho andado.

Para selecionar esses profissionais, a empresa deve ter em mente quais serão os temas abordados e se há alguma conexão com o conceito da marca, assim é possível garantir autenticidade no conteúdo e maior engajamento com o público que se quer atingir. Vários fatores devem ser considerados para fazer a escolha final. Se a marca tem como KPI awareness, ela deve buscar influenciadores digitais com um númer de seguidores maior de 1m, por exemplo. Mas se o objetivo é conversão de vendas para um produto com alto valor agregado e segmentado, vale apostar em criadores de conteúdo que só falam sobre o seu assunto.

Tendo estas etapas sendo superadas, chega o momento de entrar em contato com os perfis escolhidos. Este momento é muito importante, dado que dará início ao relacionamento entre a marca e o influencer. Leve em consideração todos os aspectos possíveis dependendo do perfil. Por exemplo: o influencer escolhido é fã da sua marca e constantemente fala dos seus produtos ou o influencer nem sabe que sua marca existe? Isso vai determinar se a sua abordagem e negociação pode ser mais fácil ou mais difícil, dependendo de cada um dos casos.

A empresa também deve entender os seus recursos, os quais poderão ajudar ou prejudicar o desenvolvimento da contratação. Isso implica em demonstrar seus valores para que o influencer saiba se é uma marca famosa, cobiçada e analise o orçamento para a campanha considerando a visibilidade em ter sua imagem associada na campanha.

Em geral, as empresas devem seguir boas práticas de primeiro contato e negociação para ter relacionamentos satisfatórios e duradouros com esses profissionais.

Entenda quais são essas práticas!

Como abordar influenciadores digitais?

Cada influencer responde de diferentes maneiras. Alguns já disponibilizam seu e-mail e contatos em sua bio, como e-mail e Whatsapp. Outros devem ser contatos pela sua agência de assessoria de imprensa (empresa que gerencia a carreira do profissional) por E-mail ou Whatsapp, já que é um meio de comunicação mais rápido e instantâneo.

O mais recomendado, então, é entrar em contato por e-mail ou Whatsapp e caso não funcione, vale tentar pelo direct do seu perfil do Instagram. Vale lembrar que estes profissionais são extremamente requisitados para fazer parcerias ou enviar orçamentos. Por isso, se mostrar profissional e direto é a melhor maneira de obter uma resposta mais rápida.

Na abordagem, é importante ir direto ao assunto, falar que está acontecendo uma campanha, na qual o perfil do destinatário se encaixa perfeitamente e perguntar se o influenciador tem interesse em saber mais.

Exemplo de primeira abordagem, caso o influencer ainda não te conheça.

“Olá, X! Somos da empresa X, líderes no segmento de produtos de XX no Brasil. Vamos iniciar uma nova campanha para a marca e gostaríamos de saber se você tem interesse em participar.

A ação será sobre o lançamento do produto Y, ideal para pessoas XX. A campanha tem um cachê + produto + prêmios.

Se quiser saber mais detalhes sobre o assunto, responda rapidamente inserindo um número de telefone celular com Whatsapp. O prazo para resposta é 30 de setembro.

Qualquer dúvida, estou à disposição. Obrigado (a)“

Caso o profissional responda positivamente ao convite, chegou a hora de negociar. Saiba como fazer!

Entenda como negociar com influenciadores digitais

Negociar é mais complexo do que abordar. É importante ter em mente que a empresa é o cliente neste caso, por isso, deve ser profissional, amigável e ir direto ao ponto facilita bastante, pois os criadores de conteúdo tem uma agenda acirrada.

A negociação com influenciadores digitais deve começar com a apresentação das regras para a campanha – independente de qual for o canal utilizado para tal ação.

Isto é, a marca deve deixar claro como deseja conduzir a campanha, como a ação será feita, quais são os prazos, datas de entrega, como será o funcionamento de aprovações dos conteúdos, entre outros detalhes.

Lembre-se: um dos maiores erros de empresas com o marketing de influência é querer mudar o conteúdo do influenciador. Nas campanhas, esse profissional deve usar a mesma linguagem e modelo de conteúdos que posta organicamente.

Somente assim o público vai confiar na sua mensagem e deixar-se influenciar.

Outro ponto importante em uma negociação é escutar o outro lado! Se o profissional desejar mudar alguma questão no contrato ou modo como a campanha será feita, considere a possibilidade de fazer a mudança se não for implicar em questões contra os valores e políticas da marca.

O ideal é chegar em um acordo que seja bom para ambos. Depois, é enviar contratos, combinar modo de pagamento, realizar o briefing, colocar a campanha no ar e mensurar seus resultados.

Dicas da AtitudeCom

Somos especialistas em marketing de influência, por isso, percebemos uma série de ações que poderiam ser melhoradas na abordagem e negociação entre marcas e influencers.

Então, separamos algumas dicas para evitar esses erros básicos. Vamos lá:

  • Ao invés de tentar mudar a linguagem e conteúdo do influenciador (que são fatores responsáveis por conectá-lo com seu público), apresente sugestões e orientações sobre como idealizou a estratégia desta campanha – desde que não sejam ações semelhantes às que são feitas em campanhas engessadas;
  • Nunca passe por cima da assessoria do influenciador. Se o profissional tiver um agente ou assessor, negocie com esses profissionais;
  • Foque em criar relacionamentos a longo prazo, assim terá sempre um profissional de qualidade ao seu lado em campanhas digitais;
  • Se você ainda não se sente confiante em fazer marketing de influência por conta própria, conte com a AtitudeCom.

Com uma empresa especialista, sua marca terá mais resultados em campanhas com influenciadores. Conte conosco!

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