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Influencer marketing: entenda as etapas de criação de campanhas para alto engajamento com influenciadores digitais

Marketing de influência é uma estratégia cada vez mais adotada por  empresas que buscam alto escalamento de vendas pelas redes sociais de todos os segmentos e portes. Isso porque essa estratégia, quando bem feita, traz resultados incomparáveis para as marcas.

O marketing de influência, basicamente, humaniza as marcas, o que as aproxima do público. Além disso, é uma ferramenta fundamental para tornar as marcas mais acessíveis, confiáveis e queridas por seus públicos-alvo.

Quando bem estruturada e estratégica, a campanha tende a  engajar muito mais rápido e criar pontes com os consumidores/clientes que, por outros formatos, seria um processo muito lento e caro. 

Como o nome sugere, influencer marketing é o termo que se dá pela estratégia de trabalhar com criadores de conteúdo digital que se dedicam, diariamente, em produzir conteúdo de empoderamento. Estes profissionais podem ser grandes aliados para promover marcas, produtos e serviços em prol dos seus seguidores. Por isso que o marketing de influência tem um crescimento tão exponencial. A cocriação de conteúdo, mesmo que ancorada por uma marca, tem o objetivo de empoderar a comunidade levando informação que pode até mesmo melhorar sensivelmente a vida de uma pessoa. Mas, claro, estamos falando de campanhas genuínas e realizadas por profissionais honestos. 

Os criadores de conteúdo digital, acabam tendo a função de intermediador e da relação entre marca e sua comunidade. Com isso, é possível dar um “rosto” para a empresa, transferindo a credibilidade depositada neste profissional para a marca.

Porém, é preciso ficar alerta ao se decidir por uma ativação com estes profissionais.  Para colocar o marketing de influência em prática, é preciso de estratégia, análise, projeções e planejamento. Entender de comunicação corporativa com foco em reputação, é essencial para que a campanha não tenha resultado inverso.

Uma boa estratégia exige seguir uma série de etapas para construir uma campanha com influenciadores que seja eficiente, empática e renda bons frutos. Saber escolher o melhor perfil e a melhor mensagem, é o que vai determinar o sucesso de uma campanha.

Portanto, a seguir, saiba como criar uma ação de marketing de influência com estratégia e que traga resultados efetivos.

Indicaremos as etapas que todos devem seguir neste momento. Acompanhe!

Campanhas de marketing de influência: como fazer? Quais etapas seguir?

Empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar das vantagens do marketing de influência. Essa estratégia está abrindo oportunidades incríveis para as marcas crescerem e se consolidarem no ambiente digital.

Estamos vivendo um momento diferente de tudo que já foi vivido na área de marketing e publicidade e propaganda, que sofre com a crise de confiança. Isso quer dizer que a relação entre as pessoas e as empresas sempre foi de desconfiança. As pessoas sempre se perguntam se o que é prometido na embalagem e na propaganda, o serviço ou produto entrega de verdade, entre outros fatores. Para grande parte da população, em nível mundial, conforme muitas pesquisas indicam, o foco das empresas sempre está no lucro e, neste sentido, vale tudo para vender.  

É exatamente aqui que o marketing de influência pode ser um grande divisor de águas.

O principal propósito de um criador de conteúdo é levar informação verdadeira, na maioria, testada por ele mesmo. Esta realidade e a frequência das postagens, quando o influenciador diariamente nutre sua comunidade com conteúdo relevante, acaba criando um relacionamento de confiança e admiração. Aqui começa a magia da influência. Entrar neste universo é o grande diferencial para marcas.

A seguir, entenda as etapas de criação de uma campanha com influencers.

Etapas de criação de uma campanha com influenciadores digitais

O primeiro passo para uma ação com digital influencers é a concepção da campanha. Nesta etapa é preciso decidir o escopo principal, o propósito da campanha, o público-alvo, o escopo do conteúdo, o período, e muito mais. Desenvolver um planejamento completo para a entrega de cada detalhe faz toda a diferença para a conquista de um resultado de grande expressão.  

Começar respondendo – Qual é o objetivo da minha campanha – já é um passo e tanto para se alcançar o sucesso. 

Saiba mais!

Mapeie e analise os influenciadores digitais

Com os objetivos bem traçados e já com o propósito desenhado, a próxima etapa é escolher os perfis que façam “match”  com a estratégia definida anteriormente durante a concepção e design. 

Os critérios de análise devem ser o mais amplo possível – como nicho de atuação,  faixa etária, localização, linguagem e postura, estilo de comportamento. 

Depois, com essa lista em mãos, o indicado é fazer uma análise mais aprofundada, com base na aderência do público, média de interações, taxa de engajamento, linguagem, e qualidade do conteúdo. 

Um fator indispensável é entender a reputação do perfil com a opinião pública, pois uma escolha errada pode colocar a marca em uma situação bem difícil ao associar seu nome com a de um criador de conteúdo polêmico e que não respeite a diversidade e se associe a questões que possam gerar conversas indesejadas nas redes sociais. 

Com isso feito, vamos ao próximo passo!

Negocie e contrate 

Esse é o momento de abordar, negociar e contratar.

A abordagem inclui todos os contatos com o profissional, e pode ser feita por e-mail, Whatsapp e até mesmo por DM (mensagem direta do Instagram do influencer). Uma agência de influenciadores digitais ou de relações públicas tem um acesso muito mais rápido a estes perfis, além de expertise para elaborar uma campanha com foco em KPI’s bem traçados. Por isso, em caso de dúvida, vale a pena contar com os serviços de uma boa agência. 

Alguns dos influenciadores deixam os contatos disponíveis nas plataformas sociais, o que já facilita o primeiro contato. 

De qualquer forma, o ideal é se apresentar e falar um pouco da marca e da campanha e perguntar se há interesse em conhecer mais para o envio posterior de uma proposta comercial.

Depois é só negociar conforme as necessidades e possibilidades da marca, fazer um contrato e assiná-lo. 

Vale reforçar que é sempre indispensável formalizar contratos! Nunca se esqueça disso.

Cocriação de Conteúdo

Mesmo você tendo já bem estabelecido o roteiro do conteúdo, é preciso perguntar a cada perfil escolhido se faz sentido a concepção do seu storytelling. Cada influencer tem seu estilo e formato próprio de construir conteúdo, e é fundamental respeitar o jeito de cada um para que a mensagem seja sempre verdadeira e real. Porém, não se esqueça de fornecer um documento com todos os tópicos e informações relevantes para destacar os diferenciais da sua marca e dos seus produtos/serviços. 

Aprove e monitore o conteúdo de marketing de influência

Por fim, a empresa precisa aprovar o conteúdo do influenciador. Tudo deve passar pela aprovação da marca! 

Esta etapa é essencial para garantir que todas as orientações passadas ao influenciador foram seguidas e que a  mensagem será transmitida da forma correta e eficiente. 

Com os conteúdos no ar, a empresa precisa analisar o alcance por meio das métricas: número de curtidas, visualizações, comentários e compartilhamento. Não se esqueça de analisar os comentários e auxiliar o influencer nas respostas. Por meio destas métricas é possível chegar na taxa de engajamento. Boas agências contam com softwares para mensurar com eficiência. 

Para saber mais sobre o tema ou sobre a prestação do serviço de gerenciamento de campanhas de marketing de influência da AtitudeCom, entre em contato! Podemos te ajudar.

admin

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