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Entenda o que é RP e a sua importância para a construção de imagem de marcas

Todo negócio precisa de uma boa reputação no mercado para ter sucesso e prosperar. Afinal, com uma imagem manchada, a empresa perde fornecedores, clientes e a confiança de seu público-alvo.

Na medida que uma empresa cresce, a instituição tem cada vez mais destaque na comunidade em que está inserida, ganhando mais espaço e, consequentemente, passa a ter mais necessidade de prezar por uma boa imagem.

Também vale lembrar que o público tende a se relacionar com empresas engajadas, que se posicionam abraçando causas de sustentabilidade e diversidade, por exemplo.

A área de Relações Públicas se faz ainda mais importante neste cenário por fazer um trabalho estratégico de comunicação, visando construir relações de benefício mútuo entre empresas e o público consumidor. 

Essa área está em evidência dentro das empresas porque preserva a imagem corporativa – principalmente na internet, já que o consumo digital é imediatista e  evolui rapidamente. 

O que muitos não sabem é que a área de RP é bem ampla e tem diversas frentes de trabalho para proporcionar ou manter a boa reputação da empresa no mercado. Esse empenho é importante não só para se posicionar, mas também para gerar lucratividade com empatia. 

A seguir, para ampliar os conhecimentos sobre a área de Relações Públicas e a importância dela para as empresas, abordaremos quais as principais ações de RP atualmente e seus impactos estratégicos nas ações empresariais.

Acompanhe!

Relações Públicas para empresas: o que é? Qual a importância?

Relações Públicas é um dos pilares mais importantes para gerenciar a reputação de uma empresa no mercado, um trabalho que depende de diversos fatores (como qualidade e confiabilidade dos serviços prestados pela marca, por exemplo).

É uma área extremamente importante para que as marcas construam, divulguem e preservem uma boa imagem perante o público, investidores, fornecedores, clientes, entre outros nichos de público. Por meio do PR e planos bem fomentados de comunicação,  é possível criar pontes e um ótimo relacionamento criando narrativas envolventes em torno de seus produtos ou serviços. Ou seja, um trabalho de Relações Públicas bem-feito permite que o público compreenda o que sua empresa tem a oferecer, seus diferenciais e posicionamentos de maneira clara e assertiva.

Veja em quais áreas uma agência de PR (ou assessoria de imprensa digital) pode auxiliar as empresas dentro destes objetivos.

A primeira delas é sem dúvida criar o “tom” da conversa com seus públicos. Quais as mensagens- chave? Esta definição vai permear todos os materiais e canais de comunicação. Uma boa agência de PR pode gerenciar os conteúdos de todas as plataformas digitais, cuidar da comunicação interna e aplicar os processos dos planejamentos de relacionamento com os públicos de interesse, desde jornalistas e influenciadores, até governo e comunidade local. 

Desenvolver canais como podcast ou newsletter, também é função de um relação públicas, como estabelecer eventos e monitorar as notícias e conversas em todos os ambientes digitais sobre as marcas que administra.

Outra área importante é o gerenciamento de crise. Contar com os serviços de uma agência de assessoria de imprensa permanente, beneficia consideravelmente empresas que podem vir a ter seu nome envolvido em algum escândalo, porque ela já contará com profissionais que conhecem a marca e seus públicos e estará bem alinhado por meio de planos de gestão de risco. 

Um pouco mais sobre a importância da área de RP para as organizações

A área de comunicação empresarial é muito vasta e contempla diversas atividades como marketing digital de influência, comunicação interna e muito mais. A função do relações públicas é dar o tom da voz e da conversa, unir as estratégias e definir os papéis, gerenciar toda a comunicação e aprovar todos os materiais de todas as áreas, já que é este profissional que tem a sensibilidade para construir uma boa imagem e reputação. 

Para melhorar resultados e manter uma ampla abordagem de relacionamento com seus clientes, de forma que esses sejam atingidos positivamente pela marca em diversos momentos, conte com a AtitudeCom. Somos uma agência de RP Digital com conhecimentos e expertise de 20 anos.

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