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Conheça as etapas para a criação de uma campanha com influencers

Planejamento e estratégia são essenciais para o sucesso de toda e qualquer ação de comunicação e não poderia ser diferente quando falamos de campanhas de marketing de influência. Essas premissas envolvem todas as etapas do projeto, desde a ideia inicial até seu desenvolvimento e mensuração das métricas de resultados.

Tendo isso em mente, com datas definidas e a organização acima de tudo, as chances de atingir a relevância e o engajamento desejados para a marca tornam-se muito mais tangíveis. A seguir, listamos as principais etapas a serem seguidas para que sua campanha com influencers se torne um verdadeiro case nas redes sociais.

1. Definindo a estratégia

Para começar, é preciso identificar os objetivos da marca com a campanha de influencers. A ideia é tornar a marca conhecida ou reconhecida? Construir uma identidade? Construir um público de seguidores? Aumentar os indicadores e o engajamento nas redes sociais, como os compartilhamentos, comentários e curtidas? Gerar leads e vendas? Fidelizar os clientes? Os objetivos podem ser todos esses e ainda ir além. Mas é preciso ter em mente o que a marca deseja e para quem ela quer falar, como seria a persona a ser impactada pelas ações, produtos e serviços da empresa.

2. Planejamento

Trabalhar com datas é fundamental para o bom andamento da campanha. Muitas vezes as ações são realizadas para datas comemorativas ou dentro de algum prazo de lançamento oficial de determinado produto. Com um planejamento bem organizado e seguido à risca, a campanha certamente trará os resultados esperados. Aprovações, orçamentos, contatos, envios, enfim, cada etapa precisa fazer do plano da ação. 

3. Partindo para o design 

Depois dos objetivos e planos traçados, podemos pensar no design e na concepção da campanha em si. Como a marca irá se comunicar com o influencer, para que ele compartilhe com suas comunidades nas plataformas sociais? Nesse momento é que entra uma das partes mais importantes do planejamento. Se engana quem pensa que a única maneira de trabalhar com influenciadores é enviando um GIFT BOX. Mesmo com o envio de um presente ou kit de produtos da marca, é necessário que a campanha tenha um propósito de conteúdo e storytelling. Uma boa agência de marketig de influência saberá pensar no formato mais adequado para compor uma campanha que consiga atingir todas as metas. É importante aqui saber a diferença entre contratar uma agência de influenciadores que somente agencia perfis, daquelas que criam campanhas completas e não agenciam influenciadores, justamente para não dar conflito de interesses. 

4. Mapeamento dos perfis

Definido o público-alvo é possível mapear os perfis de influenciadores que estão em sintonia com a marca e que ofereçam boas métricas de engajamento e aderência ao assunto. A escolha correta está diretamente ligada ao sucesso da campanha. O número de seguidores não pode ser o único fator determinante. É preciso ir além, e uma agência de comunicação focada no setor, saberá determinar os KPIs. 

5. Relacionamento com os perfis

Assim que aprovados os perfis pelo cliente, inicia-se o relacionamento para cumprir os objetivos da campanha.  A agência verificará o interesse do influenciador em participar da campanha, fará todas as negociações de valores e providenciará um contrato eficiente para que não saia errado ou haja mal entendidos.

6. Produção da campanha

É chegada a hora da montagem física da campanha. Haverá gift box? Será produzido um vídeo ou live? Será feito um evento? Esta parte pode caminhar junto com as negociações com os influenciadores, dependendo do número de perfis que farão parte do projeto. 

7. Acompanhamento e mensuração

Se a campanha contar com seeding, à medida que os influencers recebem os produtos, eles costumam compartilhar com seus seguidores. Outros formatos de campanhas, independente do conteúdo, precisa ser previamente aprovado pelo cliente/agência, em caso de publi posts, é claro! As métricas são essenciais para contabilizar os resultados, avaliar o alcance da campanha, o engajamento do público, os pontos positivos e outros que podem ser melhorados para as próximas ações. A partir dessa análise, detalhada nos relatórios, os dados ficam registrados como base e ponto de partida para campanhas futuras.

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