Seja Breezy

Seja Breezy: Aqui compartilhamos reflexões, vivências, ideias e propósitos. Tudo o que é combustível para melhorar a comunicação e viver com atitude!

Início » Como fazer a melhor live commerce da vida

Como fazer a melhor live commerce da vida

A live commerce ou live shopping chegou para revolucionar o mercado eletrônico brasileiro. Impulsionado pelo isolamento social, em tempos de pandemia, esse modelo de negócio é focado na venda de produtos em tempo real, por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais, como Instagram, Youtube e Facebook. Uma estratégia de forte tendência, que pode ser usada para apresentar promoções exclusivas, lançamentos, demonstrações e testes de como o serviço ou produto funcionam e muito mais!

Por seu dinamismo e autenticidade, quando comparada a vídeos gravados, a live gera muito mais engajamento para a marca e atinge um número muito maior de pessoas de forma simultânea, além de aumentar as expectativas, a curiosidade e o desejo sobre o que está sendo exposto, impulsionando as vendas. 

Mas como promover essa forte interação entre a marca e o público?

Preparamos, a seguir, uma série de dicas que podem te ajudar a fazer a melhor live commerce da vida! Vamos lá?

Tenha em mãos um bom roteiro

A organização é fundamental para que sua live não fique cansativa ou com erros. O roteiro pode ser simples, com os assuntos que serão abordados, apenas. Mas acredite, isso pode otimizar seu tempo, dar ritmo e qualidade à sua transmissão. Um ponto importante é reforçar a mensagem principal, assim como a marca, durante toda a live.  

Faça um planejamento estratégico de marketing e vendas

É preciso fazer uma divulgação prévia do evento, informando o público sobre o tema, data e horário. Você pode fazer um formulário simples, para os interessados em participar preencherem, como se fosse um cadastro, para mensurar a expectativa de participantes. Ao definir o título da sua live, pense em algo bem chamativo, utilizando palavras-chave. 

Faça parceria com um influenciador

Lives de sucesso contaram com a presença de influenciadores para apresentação do evento. Encontre um que tenha tudo a ver com seus produtos e aposte nessa parceria. Além de atrair naturalmente mais participantes, o influenciador pode ajudar na divulgação do evento, convidando todos seus fãs e seguidores para a live. 

Um case de sucesso foi vivenciado pela marca Renner, que elegeu a atriz e influencer Fernanda Paes Leme para apresentar dicas de looks e tendências de moda, enquanto os produtos apareceriam na parte inferior da tela, disponíveis para compras. 

Outro exemplo foi a Americanas.com, que lançou uma série de lives com produtos vendidos na plataforma. A primeira foi protagonizada pela influenciadora Camila Coutinho, que convidou seus mais de 2,5 milhões de seguidores para participar do evento. Camila apresentou itens de maquiagem, fez vários testes com os produtos e falou sobre as tendências nesse sentido.

Pergunte e interaja com o público

Isso vai garantir o engajamento durante a transmissão. Faça perguntas interessantes aos convidados e ao público. Você pode perguntar se estão gostando da live, se algum produto chamou a atenção ou como usariam determinado item no dia a dia. O engajamento é a chave do sucesso para que o público siga fielmente sua marca. 

Cenário, luz, som, câmera e ação!

Você não precisa de equipamentos profissionais ou ser especialista em vídeos. Mas alguns pontos merecem atenção para garantir o sucesso da sua live. Se for fazer pelo celular, ele precisa ter boa qualidade de áudio e imagem. O ambiente precisa ser o mais clean possível, para que não roube a atenção dos produtos que serão apresentados. Antes de entrar ao vivo, faça alguns testes, para conferir se a luz está de acordo, se o som está claro, e tudo mais. Corrigir falhas técnicas ao vivo pode demonstrar amadorismo e falta de conhecimento. 

admin

Voltar ao topo