O que faz um assessor de imprensa

A Assessoria de Imprensa é uma área da comunicação empresarial, cujo objetivo é construir um vínculo de aproximação entre empresa, mídia e o público–alvo.

Na realidade, quando falamos sobre o que é Assessoria de Imprensa, não existe uma data exata para estabelecer quando ela teria iniciado, mas há relatos que as atividades de assessoria iniciaram-se no ano de 1772, por um grupo comandado por George Washington.

Foi nessa data que pela primeira vez ocorreu a preocupação estadista em repassar informações oficiais e então a levou à contratação de profissionais incumbidos de organizar este tipo de  comunicação.

Desde então, o trabalho de Assessoria Imprensa mostrou-se fundamental e em  1829, durante a presidência de Andrew Jackson, um novo grupo de assuntos relacionados à imprensa e relações públicas foi formado.

Apesar do crescimento e reconhecimento dessa atividade no setor público e governamental, até 1906 havia pouca atuação da assessoria de imprensa empresarial. Tal cenário começou a ser reconfigurado neste mesmo ano, graças ao jornalista Ivy Lee.

Ivy Lee, que era dono da empresa de assessoria Ivy Lee and T.J. Ross Associates, em Nova Iorque, desenvolveu técnicas fundamentais e utilizadas até hoje na Assessoria de Imprensa, como o Press Release.

 

 que faz um assessor de imprensa

 

Assessoria de Imprensa no Brasil

No Brasil, foi sob o governo populista de Getúlio Vargas que o primeiro curso de  Jornalismo foi instituído – o que possibilitou a melhora na estruturação da profissão do assessor de imprensa.

O ano de 1985 foi o de maior importância e crescimento da profissão no Brasil. O período de redemocratização tinha como exigência do público a transparência do governo e das instituições privadas para proteger a economia brasileira em função da grande crise econômica do governo militar.

A demanda da população fez com que o trabalho do assessor de imprensa e do Jornalismo em geral fosse fundamental para transmitir informações claras e precisas dos órgãos governamentais e privados para a sociedade.

Mas afinal, quais são competências, tarefas e atuação do assessor de imprensa? Continue lendo para descobrir!

 

Principais tarefas do assessor de imprensa 

É papel desse profissional:

  • Construir e nutrir relações confiáveis entre os diferentes meios de comunicação através da Assessoria de Marketing, para que o assessorado possa servir como fonte de informação constante para o fortalecimento da marca;
  • Fornecer treinamentos para que o cliente esteja preparado e tenha domínio sobre técnicas para lidar com a imprensa, mesmo em momentos de crise;
  • Intermediar o contato de jornalista para entrevistas coletivas ou não, com porta-vozes da empresa;
  • Montar uma estratégia de comunicação assertiva para momentos de crise.

 

Assessoria de Imprensa da AtitudeCom

Se você está precisando de uma comunicação estratégica para sua empresa, entre em contato com nossa Agência de Assessoria de Imprensa e conheça nossos principais cases assessoria de imprensa.

Nossa equipe de profissionais experientes e qualificados prestam serviços de Assessoria de Imagem, Assessoria de Imprensa Moda, entre outros, e  possuem as melhores estratégias para você!

Contato

Novos negócios, vagas, um bate-papo ou até um café. Fale com a gente!

Endereço 1 - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4221, 1º andar

Endereço 2 - Alameda Terracota, 215 - Conjunto 1.124, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul, SP, 09531-190 maps